sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aranha Lycosa erythrognatha


A aranha Lycosa erythrognatha, conhecida popularmente como Aranha-de-jardim, aranha-de-grama ou aranha-lobo é uma das aranhas mais comuns no Brasil. Com o aumento da urbanização, as aranhas Lycosa perderam o seu habitat natural e foram obrigadas a habitar as regiões urbanas. Vivem em meio a entulhos e se alimentam de insetos, principalmente baratas. São aranhas que não fazem teias e são ágeis caçadoras. Em relação ao ser humano, não apresentam grandes riscos, só picam o ser humano se forem pressionadas contra o corpo, ou seja, em casos acidentais e seu veneno não causa sérios danos à nossa saúde, apenas muita dor, sensação de queima e em alguns casos, reações alérgicas. As fêmeas só se tornam agressivas quando está com o ovo. Chegam a medir 5 centímetros de comprimento (não incluindo os 4 pares de pernas). Possuem uma cor marrom-clara ou cinzenta, o ventre Negro e as quelíceras com pêlos alaranjados ou avermelhados. Na parte dorsal do abdome, possuem um desenho de uma seta. São aranhas territorialistas, não vivem juntas, só estão juntas em período reprodutivo. Estas fotos mostram o macho e a fêmea, foram encontradas pela manhã, dentro de uma residência em Pedrinhas/SE, estavam se acasalando, uma cena, a meu ver, difícil de presenciar. O macho apresenta listras pretas na parte superior do cefalotórax e a fêmea em fase adulta é mais avantajada e não possuem listras no cefalotórax, como pode ser observado nas fotos. 

Fêmea
Macho








Acasalamento



Assista ao vídeo


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aranha-de-grama (acessado em 10/02/2012 às 8:30).
http://www.youtube.com/watch?v=jiBb-07hFfE(acessado em 10/02/2012 às 10:30).

6 comentários:

  1. Olá, galera, beleza? As aranhas das imagens são aranhas-caranguejo-gigante Heteropoda venatoria (Sparassidae), espécie originária do velho mundo, se espalhou pelo mundo todo se tornando comum no Brasil.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de encontrar uma dessa no meu quarto... Fiquei apavorada! Só que ela era preta, tinha a mesma marca na parte de trás. Gostaria de saber se é a mesma espécie ou é se é outra, pois é recorrente aparecer delas por aqui, principalmente à noite. Moro em uma chácara e morro de medo de aranhas... :s

    ResponderExcluir
  3. Porra gostei do contraste entre o preto da fonte e o verde escuro, não deve ter mãe quem acha que ler isso tá bom

    ResponderExcluir
  4. Porra gostei do contraste entre o preto da fonte e o verde escuro, não deve ter mãe quem acha que ler isso tá bom

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !
    Hoje 06:00 morri de medo encontrei um aranha nao sei qual especie vou mandar a foto pra vcs me ajudarem identificar

    ResponderExcluir