segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Besouro-Gigante (Titanus giganteus)



O maior besouro do mundo o Titanus Giganteus é um inseto que pode medir pouco mais de 16cm. Apesar de seu tamanho assustador são inofensivos aos seres humanos. Este das fotos foi encontrado em Cristinápolis/SE. Porém seu habitat são as florestas tropicais. No Brasil é facilmente encontrado na região norte. Possui mandíbulas enormes e muito fortes! Alimentam-se de materiais orgânicos em decomposição da floresta. Vivem no solo, normalmente embaixo de madeiras em decomposição. Os adultos são ativos durante algumas semanas onde saem em busca de um companheiro para se acasalar durante o tempo mais quente e úmido do ano. Normalmente voam durante a estação chuvosa. Como as fêmeas passam a maior parte do seu tempo na madeira em decomposição subterrânea, onde eles depositam seus ovos e  as larvas se desenvolvem, é mais fácil encontrar o macho, pois este é facilmente atraído pela luz artificial.
O Titanus pertence a um grupo chamado os insetos holometabolous - insetos que têm uma fase de larva e de pupa distinto no seu desenvolvimento. Outros exemplos de insetos hemimetabolous são: os gafanhotos, os grilos e as tesourinhas.


Nome comum: Besouro-gigante

Nome científico: Titanus giganteus

Classe: Insecta

Ordem: Coleoptera

Família: Cerambycidae

Quando capturado emiti um som e abre as fortes mandíbulas



Este estava com 9cm mas podem ultrapassar os 16cm


 Veja os vídeos abaixo e o barulho que ele faz ao ser capturado!



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Minhoca gigante? Não, é apenas a Cobra-cega!

Trata-se de uma anfisbena. Um réptil ápode aparentado aos lagartos e serpentes. Vive a maior parte do tempo embaixo da terra e se alimenta de invertebrados e em alguns casos alimentam-se de outras cobras-cegas. Apesar do nome, elas não são totalmente cegas, conseguem pelos olhos identificar mudanças na luminosidade. A presença de uma estrutura, um tentáculo, possibilita a percepção de vibrações e cheiros. É sem dúvida um animal bem interessante! 
Quando sente-se ameaçada tende a fugir, porém quando presa dá um "bote" como se fosse atacar, ficando com a cabeça para cima! Podemos observar esta reação através da foto abaixo:






Reação ao sentir-se ameaçada




Esses animais são típicos de regiões tropicais. No Brasil existem pelo menos 26 espécies. Este das fotos foi encontrado na região nordeste, na cidade de Pedrinhas/SE.


Não possui calda, levando muitos a acreditar ser um animal de duas cabeças!




Observe os anéis em todo corpo, eles são fundamentais para a locomoção

Desculpem-me pela qualidade do vídeo, mas dá para observar como a cobra-cega se move na terra: